Doença de Glasser - Haemophilus Parasuis
Introdução:
Vários microrganismos já estão presentes em suínos, já nas primeiras horas de vida. Um destes é o Haemophilus Parasuis, que está associado a doença de Glasser, em suínos. Esta é uma infecção envolvendo a pleura, peritônio, complexos respiratórios (agente primário da peneumonia), está associado a meningite e entre outras.
Esta síndrome ocorria em suínos jovens com estresses, como exemplo, durante o desmame, más condições das instalações, transporte ou relacionado a algumas doenças respiratórias primarias. Mas foi observado que em granjas de excelente padrão, pode haver sim o contato com tal bactéria, sem que haja fatores estressantes envolvidos.
O Microrganismo:
É uma bactéria gram-negativa, pertencente ao gênero Haemophilus Parasuis, da família Pasteurellaceae, apresentam-se como pequenos cocobacilos, anaeróbicos facultativos.
Foto 1: Cocobacilos - Haemophilus |
Sinais Clínicos:
Doença Aguda: Os porcos afetados pela doença ficam rapidamente prostrados, com altas temperaturas, deixam de comer e têm relutância em se levantar. A bactéria ataca superfícies articulares e as membranas que revestem os intestinos, pulmões, coração e o cérebro, causando meningite, infecção de ouvido, pneumonia, pericardite e pleurisia.
Devido a baixa imunidade de leitões que estão em amamentação, ocorre a morte súbita.
Devido a baixa imunidade de leitões que estão em amamentação, ocorre a morte súbita.
Doença Crônica: Os leitões em aleitamento, são muitas vezes pálidos e débeis, sendo que 10 a 15% da ninhada pode ser afetada. Estes animais continuam a apresentar um déficit de crescimento.
Foto 1: Pleurisia |
Foto 2: Suíno com relutância em se levantar |
Foto 3: Leitão pálido e débil |
Tratamento:
Através de antibióticos, antes da doença clínica se proliferar, o que requer a inspeção periódica dos porcos em risco. A Bactéria Haemophilus Parasuis tem elevada sensibilidade antibiótica.
Prevenção:
Feita através de vacinação nos primeiros dias de vida.
Foto 4: Vacinação contra doença de Glasser |
Fontes: Revista de Ciências Agroveterinárias
ResPig
Zoetis
ABCS - Associação Brasileira dos Criadores de Suínos
Ísis Reiff
Medicina Veterinária - Univiçosa - 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário