sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Dermatofitose em suínos

DERMATOFITOSE SUÍNA



Foto 1: Suíno com sinais de dermatofitose.


Introdução:

  As dermatofitoses, são micoses cutâneas infecto-contagiosas, que constituem um grupo de fungos filamentosos especializados no parasitismo dos tecidos queratinizados (pele, pelos e unhas), acometem animais de diferentes espécies, e até mesmo o homem, representando uma zoonose. Em suínos, a doença normalmente é causada pelo fungo Microsporum nanum, podendo ser diagnosticada em todas as idades, embora seja mais comum em leitões.
  A maioria das doenças cutâneas, mesmo em quadros clínicos severos normalmente não apresentam risco de morte aos animais. Entretanto, podem afetar o desenvolvimento dos suínos. Condições sanitárias impróprias, regiões quentes e úmidos favorecem a instalação da micose.




Transmissão:

  Ocorre entre o contato de animais saudáveis com os que estão infectados e por materiais que estejam contaminados , que serão manuseados nos animais saudáveis.

Sinais Clínicos: 

  Geralmente começa com alguns pontos bem pequenos, é até difícil de identificar, mas os pontos aumentam e ficam com uma forma redonda, atingindo várias áreas da pele. Apresenta uma cor avermelhada ou marrom clara e no local onde o fungo está, a pele fica mais espessa.
  Nos casos mais severos as lesões são mais destacadas na região da orelha e pescoço de suínos adultos, fica parecendo uma crosta, é espesso.
  



Foto 2: Sinais clínicos da dermatofitose.


Tratamento:

  Tratamento sistêmico: vai atuar nos folículos pilosos, chegando ao local onde estão os fungos, eliminando-os
  Descontaminação do meio ambiente: deve ser feita uma limpeza boa e repetida do local de permanência do animal.








FONTE : Radar-técnico
               Rural Soft




Ingrid Dias
Medicina Veterinária - Univiçosa - 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário